segunda-feira, 13 de julho de 2015

A MORTE


E aí de repente a gente morre. Simples assim. Do nada! Sem fazer um aviso formal, ela vem, sem receios e nos leva. Pode ser de dia ou de noite, com chuva ou com sol, no calor ou no frio, cedo ou a tarde... com ela não tem acordo. Você deve conhecer alguém que já morreu e não avisou antes. Muita ingratidão. Mas você deve também conhecer muito mais pessoas que vão morrer e que da mesma forma será: não avisarão antes!

E de fato não sabemos como será. Penso que ninguém soube com antecedência como seria sua morte. Talvez até por um segundo pensamos como ela deve ser e que tipo de festa deve acontecer, mas nada como detalhar o dia que ela vem. Quem sabe será em um acidente automobilístico, na água, num assalto, dormindo, correndo, talvez quem sabe num voo, com amigos, com desconhecidos ou será só? Será se vai ser um um hospital, num leito, a conta gotas, ou de repente? Ou será suicídio diário? Porque não uma bala perdida? Mas pode ser serena e calma, ao lado da família, com alguém segurando a nossa mão esquerda, com os anos avançados. E tenha certeza: ela nunca vem na hora certa. 

Parece um processo injusto. Sem ao menos nos dar um tempo para resolver umas questões, ela vem e nos leva, sem volta, sem erro. Eram tantos e-mails pra ler, viagens a fazer, estudos, trabalhos a ser entregues, a casa a ser limpa, o aniversário a ser feito, a conta de água que ia ser paga, o carro que ia ser lavado no fim de semana, o amigo que ficamos de visitar, a mousse a ser elaborada no feriado e até mesmo o beijo que não foi dado. Os planos do casamento, da gravidez, do nascimento do filho, a compra da casa própria e a vida melhor que queríamos tanto.

Daquele momento em diante, somos tratados como um corpo. Até nosso nome é esquecido. Nu, sozinho, frio, gelado, sem cor, olhos cerrados, boca aberta quem sabe, lá estamos nós, esperando por alguém que nos olhe e nos cubra, pelo menos. Toda timidez some. Ninguém nos sorri, ninguém conta uma piada. Por certo nos apalpam, beijam, falam baixo e lamentam. As notícias continuam correndo, como se morrer fosse um espetáculo, onde quanto mais platéia, melhor. Irão repetir como foi a morte, dezenas, centenas de vezes.

A partir daí nos tratam com lágrimas, carinho e piedade. Visitas veem de longe para nos ver. Pessoas que nunca nos visitaram aparecem, abraçam os nossos, choram e até postam os pesares na redes sociais. A família, paga uma funerária para nos limparem e deixar mais um pouco sobre a terra. Nos colocam em um caixão caro, onde quase sempre a família faz força para pagar. Colocam uma roupa que nunca usamos antes, sem nos perguntar se gostamos da cor e procuram um bom túmulo, um horário bacana para o enterro e até atrasam a espera de uns e de outros. Algumas coroas de flores chegam com frases prontas, além daquelas que já nos cobriram. 

É muita bobagem num dia só! Já pensou nisso!?

A impressão é que damos mais valor a morte do que a vida. Estranho isso. Nunca temos tempo para os amigos, família... nunca viajamos e nem estudamos porque não temos tempo. Nunca mandamos flores porque não somos românticos. Raramente elogiamos e direcionamos palavras de conforto e carinho às pessoas que estão à nossa volta. A saúde quase sempre é esquecida e as relações que nos mantem vivos não são alimentadas. Gastamos na morte, o que evitamos gastar na vida. Ela foi curta e além de tudo, ainda foi pequena. Que ironia. 

Corremos dia e a noite, usamos nossa ambição para ter muito. Atropelamos o processo, o tempo, as pessoas, o amor.... pra que? Pra nada! A morte chega e nos iguala. O fato inevitável da vida, vem e sem escolha, nos torna justos e iguais como deveríamos ter sido em vida. O que muda é apenas a posição na fila. Mas a senha de cada um de nós irá chegar. Que privilégio não? 

Devemos observar que o que não foi feito na vida, não adianta mais fazer na morte. Nunca visitou alguém que você gosta? Não precisar ir no velório. Não disse que o amava? Poupe-se de abraçar o caixão no cemitério. Não deu uma flor que seja, em vida? Não gaste seu dinheiro com uma coroa para ser levada ao funeral. Falava mal e difamava durante a vida? Não gaste suas lágrimas no enterro. Lembre-se que, provavelmente, quanto maior for o choro, maior é o remorso. 

Pensemos nisso. Pensemos no valor da vida. Pensemos de que forma queremos o nosso velório. Pensemos de que forma queremos ser lembrados por aqueles que vão depois de nós. Pague suas dívidas em vida. Pode ser que dê tempo...

Porém antes de tudo, pense em que tipo de vida está levando. Lembre-se que o espetáculo maior é a vida. O que deveria ser feito na morte, faça antes, em vida. 

E ainda pense: O que nos separa uns dos outros não é a morte: É a vida!


Paulo Veras é psicólogo clínico e organizacional, psicanalista, especialista em educação especial e inclusiva, especialista em docência do ensino superior e professor universitário em Goiânia-GO


6 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre fico ansiosa para ver suas postagens. Confesso que essa eu li 2x e já passei a outros para lerem. Que profundo Paulo. Obrigada por dividir tanta coisa boa com a gente.

Inês

Francy Rocha disse...

Perfeito!
Sempre maravilhoso ler seus escritos meu amigo Paulo Veras!

Anônimo disse...

O amanhã a Deus pertence, não sabemos o que pode acontecer... Os dias passam tão rápidos, e a vida é tão bonita pra passar por ela de espectador. Vivamos o hoje da melhor forma que pudermos, eis um desafio constante.
Belo texto Paulo. Parabéns pelas palavras e pela sinceridade.

Anônimo disse...

Belo texto Paulo.
Irei repassar.

André

Grazielli disse...

Hoje li tudo...
Verdade o que voce disse...
Mas as vezes a tristeza,o fracasso e os problemas sao tantos,que pensamos,mesmo que por um segundo,que,quem sabe,se a morte nao solucionaria tudo...O medo parece ir embora.

Adriana Marques disse...

Antes que termine o dia
Sinta o beijo do sol em seu rosto
Ou a carícia do vento em sua pele ou cabelos
Escute o chiado do sol no oceano
E veja o rastro da lua no mar
Antes que termine o dia
Dê um abraço apertado e deixe-se abraçar
Encontre-se dentro de si
Antes que termine o dia
Olhe ao seu redor
Acredite no outro
Recupere a inocência
Mas acima de tudo acredite em si mesmo
Abandone as bobagens
Mas experimente outras
Ah... antes que termine o dia
Preciso dizer
Quando me for
Não se preocupe com minhas roupas
Plante-me nua na terra
e deixe-me brotar
Regue-me com suas lágrimas
Mas também com seu sorriso
Cante, mesmo que não possa mais ouvir
Antes que termine o dia
Preciso dançarei
Respirarei fundo
Sentirei o perfume das flores
Das que me foram ofertadas ou não
Correrei no campo
na praia
Falarei com desconhecidos
Contarei histórias e ouvirei tantas outras que não sei
Já ouvi tantos segredos
Que nem sei onde estão
De tão guardados que o escondi
Antes que termine o dia
Não terei medo
Antes que termine o dia
Peço que não façam nada que não fizeram enquanto estive aqui
Antes que termine o dia
Ouça a si mesmo
Se admire
Se alegre
Se aborreça e se perdoe
E se puder
Antes que termine o dia
Espero que tenha um novo dia para começar tudo outra vez...

10 VERDADES SOBRE A VIDA QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

  1 – Todas as pessoas que você ama vão morrer, inclusive os seus pais. Por isso valorize-os e aproveite o momento que estiver com eles. 2...