sexta-feira, 24 de abril de 2009

PRIORIDADE x OPÇÃO

Sempre digo a quem me procura, que não se deve desistir daquilo que amamos. Na verdade, é esse meu lema de vida também e por isso o passo a frente. Quero dizer com isso, que a disistencia de se ter uma vida como opção ou como prioridade, trata-se de uma mão recíproca, onde fazer alguém feliz implica em também em que alguem nos faça feliz.

Ter algo ou alguém em nossas vidas como prioridade, nao pode nem mesmo de longe ser uma obrigação, mas sim um sentimento proazeroso de realização. Ai é que mora o desgaste. E por isso mesmo, muitas pessoas confundem o ser prioridade, com o ser pedante e "grudento", sufocante. Isso não é ter alguem como prioridade. Ciume nao é prioridade nem mesmo a possessão.

Mas o problema maior mesmo no relacionamento entre duas pessoas, é que ambos tendem a querer controlar todas as variáveis, todos os limites, todas as causas e por fim todos os resultados. Na maioria das vezes se esquecem que resultados, envolvem percepções, comprometimento, envolvimento e até um certo grau de desejo. Muitas pessoas precisam entender que amar não significa controle. Amar é uma equação de dois lados (até tres) e infelismente so se controla o lado em que estou, ou o lado que suponho ser meu.

Fico atento às vezes, quando observo um casal de namorados (especialmente) onde há planos para o futuro, um suposto casamento, ou quem sabe, a vinda de um filho, ou somente morar juntos. Fico imaginando (e digo isso a eles) que essa vida que ora estao escolhendo, exige um deixar de fato do que é opção, para um aceitar que é prioridade. Quase todos, questionam que amam a liberdade e que essa nova vida nao vai tirar deles o que sempre fizeram anteriormente: A liberdade. De fato nao pode!

O quero dizer com isso, é que essa fantasia que as pessoas tem do que é liberdade, precisa ser abilida e que ser livre é o melhor que se pode ser. Eu também acho que é. Ser independente também é bom. Mas ninguém quer ficar só. E as pessoas precisam parar de achar que a liberdade é bem melhor que o compromisso. Elas precisam apenas saber o que é prioridade e o que é opção para elas mesmas. Isso sim, acabaria com um pouco do "sofrimento" infinito que grande parte delas sentem.

De vez em quando, faça um balanço interno e veja como anda sua lista de prioridades e descubra também, o que é opção que pode quem sabe ser prioridade, ou quem sabe, ser de fato excluida de sua vida. Descubra o que só é temporário. Descubra também, quem faz de voce uma opção; quem faz de voce uma prioridade. Pare de sofrer em relação a isso.

Tem um ditado que resume tudo: Não trate como prioridade quem te trata como opção. Voce precisa ser prioridade de alguem. Mas voce também precisa fazer alguem sua prioridade. Ninguém sobrevive por muito tempo aqui, sendo a prioridade de si mesmo.


Paulo Veras é psicólogo em Goiania-GO.

9 comentários:

Rick disse...

OPA!

NÃO É FOTO DE INFÂNCIA!
É FOTO RECENTE!
HEHEHEHEHE!


BAAAAAAAAAAH!
ME CHAMOU DE VELHO POR TABELA.
HUNF!
HUAHUAHUAHUAHUA!


ABRAÇÃO!

Patrícia - RJ disse...

Gostei demais do texto de hoje. Poxa, voce devia postar aqui com mais frequencia. Abraços drº.

Naty - Goiania-GO disse...

Ou escreve um livro..
Bj

Lucad disse...

Amigo, que coisa boa ler este texto seu, todas as linhas, sub-linhas e interpretações.

Você é um presente de Deus na vida da gente!

Vou usar uma frase do Fábio de Melo: "Há pessoas que nos roubam... há pessoas que nos devolvem". (do livro QUEM ME ROUBOU DE MIM?)

Use toda sua sabedoria para devolver o que foi roubado por outros, com suas palavras, suas ações, sua presnça.

David Sousa disse...

Concordo com o Lucad, no sentido que é muito bom ler o seu blog e ir alem do que esta escrito aqui. Obrigado mesmo e boa semana.

THIAGO SOUZA disse...

SEM RASGAÇÃO DE SEDA, SOU FÃ ADMITO, LEITURA BOA, QUE PRENDE, JÁ DEI MEU COMENTÁRIO EM OF PRA VC... "MUITOS RISOS"
NÃO PARE, POST MAIS VEZES, SEUS TEXTOS NOS DEIXA COM A ALMA ALIMENTADA..
BJO.

Daniela disse...

Depois que li isso aqui, passei a pensar mais no que é prioridade e o que é opção. Muito bom.

Daniela Mendes

Alan disse...

So hoje que tive tempo de vir aqui, olhar e ler seus textos, que por sinal estão muito bons.
Bom final de semana.
Abraços

Thais_Marcelle disse...

Muito boa leitura.. escrita ótima de ler! Parabéns pelo blog.
Mas me pergunto.. será mesmo q não podemos ser nossa própria prioridade? pelo menos pra começar a mudar as noções de prioridade alheias, e as nossa próprias concepções..?

10 VERDADES SOBRE A VIDA QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

  1 – Todas as pessoas que você ama vão morrer, inclusive os seus pais. Por isso valorize-os e aproveite o momento que estiver com eles. 2...