sábado, 8 de setembro de 2018

PESSOAS DE VIDA INTERESSANTE



Já observou pessoas de vidas interessantes? É tão bom conviver com elas. Pessoas com vidas interessantes não tem chilique nem fazem cena. Não enchem “o saco” dos outros. Não cuidam da vida das outras pessoas e nem fazem fofocas. Pessoas de vida interessante, elogiam mais que criticam, são simples, são humildes, torcem pelo sucesso dos outros e vibram junto com as suas conquistas. Ao invés de reclamar, apontam soluções e ao invés de ódio, espalham gentilezas.

Elas trocam de plano, quando o plano não dá certo e sempre enxergam uma solução quando os outros enxergam problemas. Sabe, pessoas com vida interessante investem em seus projetos, mesmo que eles não tenham garantia de êxito. Elas interessam por pessoas que pensam diferente dela e respeitam a opinião que não é compatível com a sua. Pessoas interessantes entendem que a diversidade e o diferente são sempre riqueza e não problema. Quando uma pessoa tem vida interessante, ela aceita as família diferentes da sua, respeita as variadas formas de amar, respeita o ponto de vista político e religioso que sejam diferentes dos seus.

Pessoas assim, aceitam convite para fazer o que nunca fizeram, estão sempre dispostos a mudar de cor, de rota, do prato preferido e de situações que não encontram mais significados. Pessoas de vida interessante começam do zero inúmeras vezes e isso faz com que se tornem fortes e resilientes. Geralmente não se assustam com a passagem do tempo, porque elas sabem aproveitá-lo muito bem. Pessoas de vida interessante sempre viajam, para lugares diferentes e para dentro de si mesmas. Estão sempre dispostas a conhecer algo novo, a desenvolver uma nova habilidade e a ensinar o que sabem.    

Pessoas que tem vida interessante, tem mente aberta, gostam de leitura, de ouvir as pessoas e de um bom papo. Fazem sexo, fazem amor, fazem amigos, fazem o bem e dão um significado muito forte para a sua vida, por isso faz dela uma vida interessante. São pessoas que lidam sempre com a verdade, com a sensatez e valorização do outro. Sempre tem em suas mãos um punhado de vontades e na cabeça um punhado de ideias. Sempre tem a certeza que não tem nada a perder e se perder, são maduras para continuar em frente.

Pessoas com vida interessante amam a si mesmas antes de tudo. Assim conseguem amar os outros. São pessoas que lidam bem com sua solidão e descobrem muito cedo que não precisam ter um relacionamento para ser feliz. Elas são felizes e por isso conseguem se relacionar. Mas se isso não acontecer, está tudo bem. Aprendem que sendo interessantes, sempre se conectam com outras pessoas também interessantes. Cuidam se sua saúde mental e física, preocupam-se em fazer o bem e assim, o bem sempre lhes encontram.

As pessoas que fazem de suas vidas algo interessante, se cuidam, se amam do jeito que são, se colocam no colo, se dão presente, se mimam e conseguem rir de si mesmo. Entendem bem depressa que ser interessante é um problema seu e o maior beneficiado é ele próprio. Entende também que ser interessante é um presente que deve se dar a si mesmo e não aos outros.


Paulo Veras é psicólogo clínico e organizacional, psicanalista, pedagogo, escreve e faz palestras, especialista em educação especial e inclusiva, especialista em docência do ensino superior e professor universitário em Goiânia-GO.

Um comentário:

Gera Careka disse...

Interessante seu texto...estamos sempre procurando nossos semelhantes e sabemos que encontrá-los está cada vez mais difícil. Muitas vezes nos sentimos perdidos nessa busca, nessa procura... Mas basta um pequeno vislumbre e a chama se acende de novo..
Sabe, eu sempre quis ser diferente, porque por dentro me achava e me sentia diferente...e então procurei "os diferentes"..iguais a mim.
E ainda os continuo procurando!
Te encontrei...rsrsrs
Grande abraço

10 VERDADES SOBRE A VIDA QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

  1 – Todas as pessoas que você ama vão morrer, inclusive os seus pais. Por isso valorize-os e aproveite o momento que estiver com eles. 2...