quarta-feira, 2 de outubro de 2019

EDUCAR OS FILHOS É TÃO IMPORTANTE QUANTO EDUCAR OS PAIS



O primeiro entendimento que deve ficar claro é o de que filhos não se cria, filhos se educa. Se cria animais domésticos porque estes precisam ser apenas domesticados para uma boa convivência. Porém para os filhos, precisamos que eles sejam educados e isso não é uma tarefa fácil.

De tempos para cá, parece ter ficado mais complicado educá-los, e isso, pode estar ligado à velocidade com que as mudanças ocorrem na sociedade. Porém, saber que mudamos não é novidade. O que é novidade é a velocidade com que estas mudanças ocorrem e isso tem feito com que parte das famílias tenham perdido um pouco da referência sobre aquilo que seja um processo educativo necessário para seus filhos. Quando não conseguimos gerir algo, uma das saídas é terceirizar o que deve ser feito, passando esta responsabilidade a outra pessoa ou a outra instituição.

Não é possível conceber que a escola tenha condições de cumprir as obrigações que não são suas. Não podemos desqualificar o papel e função da escola. A educação dos seus filhos deve ser obrigação dos pais. Não há erro nisso. A escola pode e deve colaborar, em um ou outro aspecto para que esta educação aconteça de maneira eficaz.

Outro fato que precisamos refletir é sobre a fragilidade com que estes pais tentam transmitir esta educação a seus filhos. Todos sabem, que alguns pais descuidam com muita facilidade dos seus deveres deixando de ser para seus filhos aquilo que deveriam ser, quando se dispuseram a ser pais. Quando não temos claro como educar, fica obscuro qual caminho a seguir.

É possível notarmos, que há algo errado nas relações entre pais e filhos ou entre adultos e crianças e que necessita de uma reflexão e de uma mudança, Dentro deste conjunto de mudanças, é urgente que pensemos na tão falada educação de berço e no processo de reeducação dos pais.

Filhos educados, implica em ter pais bem educados. É notório que os instrumentos utilizados para uma educação eficaz nos dias de hoje, tem sido insuficientes dado às transformações que estamos inseridos.



Paulo Veras é psicólogo clínico e organizacional, psicanalista, pedagogo, escreve e faz palestras, especialista em educação especial e inclusiva, especialista em docência do ensino superior e professor universitário em Goiânia-GO.

Nenhum comentário:

10 VERDADES SOBRE A VIDA QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

  1 – Todas as pessoas que você ama vão morrer, inclusive os seus pais. Por isso valorize-os e aproveite o momento que estiver com eles. 2...