segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

DISPONIVEL # DISPOSTO



Nunca devemos esquecer, que grandes conquistas acontecem quando estamos dispostos e não necessariamente quando estamos disponíveis. Disposição é quando temos essa consciência, temos a capacidade de tomar decisões necessárias frente aos desafios que nos encontramos.

Quando estamos dispostos, nos preparamos e criamos condições para determinadas conquistas. Quando encontramos disposição, enxergamos vontade e desse modo, fica mais fácil encontrar uma alternativa para solucionar os conflitos que surgem. Quando enxergamos disposição, a insegurança diminui e este é um fator muito importante em qualquer situação que vamos encontrar.

Não é exagero dizer por exemplo, que o relacionamento acontece para quem está disposto e não apenas para quem está disponível. Disposto a ceder e a renunciar vezes em prol de uma causa maior. Nas relações de trabalho ou nas questões familiares acontece o mesmo: ter disposição para resolver as situações que aparecem já é um passo para que elas sejam solucionadas.

Outro fator que deve ser observado é a capacidade que as pessoas dispostas possuem de priorizar aquilo que querem. Conquistas e prioridades andam sempre juntas.

Por outro lado, estar disponível não nos garante a conquista sobre aquilo que desejamos. Apenas disponibilidade não garante a atitude que é comum em quem está disposto. Estar sempre disponível a alguém em um relacionamento por exemplo, pode ser um forte indicativo de que você está priorizando mais o outro do que você e isso não se chama relacionamento.

Tem observado que quando a disponibilidade é alta, o encanto parece pequeno? O jogo da conquista parece sempre mais interessante quando é feito através da disposição e não somente da disponibilidade.

Estar sozinho não pode ser confundido com estar disponível, assim como estar disposto não implica em estar se relacionando. Para estar disponível, bastar estar presente. Para estar disposto é necessário estar preparado. Entre os disponíveis e os dispostos, já se perguntou quem é você?

Paulo Veras é psicólogo clínico e organizacional, psicanalista, pedagogo, escritor e faz palestras, especialista em educação especial e inclusiva, especialista em docência do ensino superior e professor universitário em Goiânia-GO.

Nenhum comentário:

10 VERDADES SOBRE A VIDA QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

  1 – Todas as pessoas que você ama vão morrer, inclusive os seus pais. Por isso valorize-os e aproveite o momento que estiver com eles. 2...