Grande parte de nós, de uma maneira ou de outra, deseja ser elogiado e admirado e isso é normal, é saudável e faz parte da construção de alguns valores da nossa personalidade. Porém, há um determinado tipo de pessoas que essa necessidade foge da normalidade e pode se transformar em um traço patológico.
Essa condição mental faz com que a pessoa tenha um senso altamente inflado da sua importância aliado a uma necessidade de aplausos e plateia. No fundo, elas imaginam que a terra gira em torno delas. São, portanto, as pessoas que provavelmente possuem o Transtorno de Personalidade Narcisista. Em suas cabeças só ficam os ecos de suas próprias ideias.
Possuem uma arrogância desmedida aliada a uma prepotência e não é por menos, pois acreditam ser únicos, especiais e donos de uma existência maravilhosa. Corpo, beleza, brilho e inteligência foram destinados apenas a eles. Por isso mesmo, precisam ser admirados constantemente, tornando quase insuportável seu relacionamento pois na tentativa diária de se sobressaírem em tudo e sobre todos, se tornam pessoas insuportavelmente competitivas.
Senhores pais, eduquem seus filhos, ensinando que a vida não é sobre chegar primeiro e sim sobre chegar juntos. Outra característica do narcisista é a necessidade que possuem de esconder as suas emoções, sobretudo a sua vulnerabilidade. A dor do outro não lhes tocam e isso é falta de empatia, no entanto, quando se sentem mal, exigem o apoio dos demais.
Querem sempre se colocar no centro das relações e isso os impedem de se colocar no lugar dos outros. A equação é simples: escondendo os seus defeitos a todo custo e não admitindo que os outros os aponte, conseguem transformar sua insegurança em uma falsa fortaleza cujo objetivo é que ninguém possa prejudicá-los, mas sim dar-lhes toda atenção de que precisam.
Senhores pais, lembrem de educarem seus filhos, ensinando-os que na vida, sempre poderemos ter motivos, mas nem sempre poderemos ter direitos.
Paulo Veras é psicólogo clínico e organizacional, psicanalista, pedagogo, escritor e faz palestras, especialista em educação especial e inclusiva, especialista em docência do ensino superior e professor universitário em Goiânia-GO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário